10 Curiosidades sobre o Chocolate que você vai gostar de saber

Está chegando a páscoa e não tem como não falar de chocolate nessa época, embora sabemos que a Páscoa como uma festa cristã nada tem a ver com o coelhinho ou com o chocolate, más nesses dias a maioria das pessoas compram e comem mais chocolate.

O chocolate é certamente um dos doces mais conhecidos e degustados do mundo, por pessoas que vez em quando come um tablete ou pelos chamados chocólatras, viciados em chocolate que não conseguem ficar mais de um dia sem saborear um bom pedaço desse alimento capaz de dar água na boca de pessoas de todas as idades, gêneros e gostos.

O chocolate é tem como matéria prima a amêndoa do cacau, que é fermentada e torrada. Estudiosos do assunto dizem que tudo começou através das civilizações pré-colombianas na América Central, lá foi produzido o primeiro chocolate.

A partir do descobrimento das Américas pelos europeus o cacau foi levado para a Europa onde o chocolate foi desenvolvido e popularizado. Embora lá no velho continente não se produz o cacau que é importado da África e das Américas.

O chocolate passou por diversos processos de transformação até ficar do jeito que agente conhece hoje.

Hoje encontramos chocolate em diversas formas como em pó, sólido em barra, nos bombons, em líquido como o chocolate quente, chocolate amargo, meio amargo, ao leite, branco e nos ovos de páscoa que é a época em que mais se consomem o chocolate.

1 – Maior Produtor de Cacau

A Costa do Marfim, país que fica no continente europeu é o maior produtor de cacau, a matéria prima para a produção do chocolate. O Brasil é quarto maior produtor do fruto.

2 – O País com maior consumo de chocolate

A Suíça é famosa por produzir o melhor chocolate do mundo, e é também o país onde mais se consome chocolate por pessoa, cada Suíço consome em média 9 quilos de chocolate por ano. Só para se ter uma ideia do quanto isso é muito, aqui no Brasil em média cada brasileiro consome 2 quilos e ½ de chocolate.

3 – “Chocolate Branco” não é chocolate?

Não, chocolate branco em borá tenha o nome chocolate não é verdadeiramente chocolate. O chocolate normal, o preto ou escuro é feito de uma mistura entre o cacau, açúcar e leite, sendo que em média na composição desse chocolate tem pelo menos 50% de chocolate e 50% de açúcar. No caso do “chocolate branco” é feito com manteiga de cacau e não o próprio cacau, leite em pó e essência de baunilha. Portanto em sua essência o “chocolate branco” não possui a matéria prima do chocolate que é o cacau.

4 – Chocolate ao leite

O chocolate ao leite talvez seja o mais consumido não só aqui no Brasil, más no mundo. Ele tem em sua composição a adição do leite, além dos ingredientes básicos para a produção do chocolate a pasta de cacau, manteiga de cacau e o açúcar. O chocolate ao leite foi idealizado pelo empresário Henri Nestlé e produzido na Suíça.

5 – Chocólatra

Chocólatra define-se como a pessoa que não resiste ao chocolate, quem ingere o chocolate para aliviar tensões do dia a dia, para diminuir o stress ou a ansiedade. Muitas pessoas dizem ser chocólatras e gostam de ser assim, más é bom ficar ciente que qualquer vício é prejudicial à vida do ser humano.

6 – Chocolate meio amargo tem menos açúcar

Isso é um mito, na verdade o chocolate meio amargo se difere do chocolate ao leite, porque na sua composição não vai o leite e tem mais da pasta de cacau, por isso ele é mais escuro e meio amargo.

7 – Consumo de chocolate no Brasil

Em pesquisa realizada pela empresa Target Group Index nas regiões metropolitanas de várias cidades do Brasil, Brasília é a cidade que mais consome chocolate, seguida por Recife, São Paulo, Salvador, Porto Alegre, Belo Horizonte, Campinas, Fortaleza, Curitiba e Rio de Janeiro.

8 – Os 10 países que mais consomem chocolate

No ranque dos países que mais consome chocolate do mundo estão 8 europeus, 1 do continente americano e 1 da Oceania, são eles:

  • Suíça – 8,98 quilos por habitante por ano
  • Alemanha – 7,89 quilos por habitante por ano
  • Irlanda – 7,39 quilos por habitante por ano
  • Reino Unido – 7,39 quilos por habitante por ano
  • Noruega – 6,62 quilos por habitante por ano
  • Suécia – 5,4 quilos por habitante por ano
  • Austrália – 4,9 quilos por habitante por ano
  • Holanda – 7,72 quilos por habitante por ano
  • Estados Unidos – 4,31 quilos por habitante por ano
  • França – 4,22 quilos por habitante por ano

 

 

9 – Qual o melhor chocolate para a saúde?

O chocolate Poe sim fazer bem à saúde já que o cacau, matéria prima do chocolate, é rico em antioxidantes, substâncias que são importantes parta saúde do corpo humano. Os antioxidantes presentes no cacau e consequentemente no chocolate trazem benefícios como:

  • Combate o mau colesterol e a ajuda a aumentar o bom colesterol
  • Ajuda a prevenir doenças cardíacas promovendo um melhor fluxo do sangue através dos antioxidantes presentes em sua composição
  • Previne a trombose já que melhora a circulação sanguínea
  • Ajuda na liberação do hormônio serotonina que nos dá a sensação de bem estar

É bom saber que para se alcançar esses benefícios comendo chocolate devemos estar atentos a algumas recomendações dos nutricionistas, como:

  • Escolher um chocolate que tenha em sua composição um percentual de cacau superior a 60% e ter uma quantidade de açúcar inferior a 10%.
  • Preferir o chocolate amargo, más apenas 6 gramas por dia, ou seja uma tabletinho daquele do chocolate em barra.

10 – O chocolate é afrodisíaco

Além de outros benefícios que o consumo inteligente de chocolate pode trazer para a nossa saúde, ele também ajuda a aumentar o desejo sexual através da substância feniletinamina presente em sua composição, que diminui o cansaço do dia a dia, da mais energia para o ato sexual, aumentando o desejo sexual. Para isso deve se consumir o chocolate líquido.

 

 

Comente com Facebook

comente