6 dicas para aprender a andar de bicicleta depois de adulto

Se infelizmente você não teve a felicidade de andar de bicicleta quando era criança não fique desanimado é possível aprender a andar de bicicleta mesmo na fase adulta. O comum realmente é iniciar na infância, mas nada impede que você comece agora. Andar de bicicleta é muito prazeroso e por isso vale tanto a pena aprender a andar com elas.

Para ajudar você a aprender a andar de bicicleta vamos dar algumas dicas super legais que funcionam e se você que está lendo já sabe coloque nos comentários uma dica que ajudou você a aprender. Não há fórmula, cada um aprender da maneira que mais acha fácil e prático, as dicas abrangem o geral da coisa, as especificidades é com você.

Só a título de exemplo de como há algumas coisas que são de cada um o autor deste texto (eu) aprendeu a andar de bicicleta ainda quando era criança de uma forma muito louca e radical. Simplesmente resolveu descer uma rua com muito aclive (inclinada) e assim não precisaria pedalar e treinaria o equilíbrio. Deu certo, mas não é tão aconselhável, pois as chances de uma queda forte eram muitas.

Andar de bicicleta é uma atividade muito saudável e que já é hábito em alguns países, pois substituem os carros por bicicletas, assim ajudam o meio ambiente ( não são poluentes), não gastam com gasolina, faz atividade física e não causa engarrafamento do trânsito

Então vamos às dicas para andar de bicicleta

Como montar em uma bicicleta, a importância do equilíbrio, controlar o guidão, etc. são coisas óbvias que nem vamos nos deter, o nosso intuito mesmo é dar dicas que lhe ajudarão nesse empreitada.

1ª Não tenha medo de cair

 

Essa é a primeira dica, NÃO TENHA MEDO DE CAIR. Dificilmente achará alguém que aprender a andar de bicicleta sem ter caído ao menos uma vez. Faz parte do processo e é uma coisa saudável, no futuro você se lembrará da queda e ainda ficará rindo.

Claro que não estamos falando de quedas que quebram braços e pernas, geralmente que está aprendendo a andar de bicicleta tem pequenos arranhões apenas, afinal anda-se muito devagar. Conhece alguém que morreu aprendendo a andar de bicicleta? Bem provável que não, então não se preocupe, se cair não será nada tão complicado assim. Se não quiser cair então não ande de bicicleta, é quase inevitável, até quem já anda há anos corre esse risco.

2ª Use proteção

 

Principalmente se você tiver muito receio de machucar, compre equipamentos de proteção como capacete, joelheira e luvas. Isso não é a coisa mais importante, ma ajudar na proteção

3ª Local adequado

 

Se você é adulto pode ser que fique mais com vergonha de aprender, para evitar isso procure um local que ficará mais à vontade.
Além desse fator citado acima, o local adequado também deverá levar em conta o terreno. Não dá, por exemplo, para aprender em local cheio de pedras ou em local com terra solta ou com areia.
Se achar um local grande com grama é perfeito, na grama machuca-se menos ao cair. Se possível esse local tenha uma parte do terreno em declive (descida), na próxima dica vamos falar o motivo

4ª Tenha uma bicicleta não tão grande

 

Como está aprendendo a andar de bicicleta é importante ter uma bicicleta não tão grande e nem tão pequena. Uma bicicleta que você consiga colocar os pés no chão quando necessário é o ideal. Você pode regular também a altura do assento da bicicleta.

5ª Equilibrando

 

Uma das coisas mais importantes da bicicleta é saber equilibrar e aprender isso é o mais difícil, por isso que essa dica é a mais importante.
A dica nossa é muito boa, lembra do terreno em declive? É agora que falaremos de sua importância para equilibrar em cima da bicicleta.
Você irá tentar aprender a se equilibrar na bicicleta nesse terreno em declive (claro que não é um declive muito acentuado), pois irá montar na bicicleta e não colocará os pés nos pedais. Você simplesmente deixará a bicicleta descer no embalo e vai tirando os pés do chão aos poucos. Faça como se fosse aquelas crianças que brincam no seu triciclo, mas que ainda não têm força para pedalar e por isso vai empurrando com os pés no chão.
Á medida que deixa a bicicleta andar sozinha e você dando impulso a ela colocando os pés no chão estará adquirindo o equilíbrio tão necessário e dificilmente cairá.

6ª Finalmente andando

 

Depois de treinar bastante deixando a bicicleta “descer na banguela” (conhece essa expressão?) e não pedalar chegará a hora que se sentirá confiante para pedalar.
Aos poucos quando a bicicleta começar a andar por causa do declive do terreno você poderá colocar os pés no pedal. Com certeza irá conseguir rapidamente

O que achou das dicas? Não tem como dar errado, são dicas testadas mesmo.
E você, como aprendeu? Quais dicas poderá dar para andar de bicicleta?


imagem: giphy.com; todayifoundout

Comente com Facebook

comente