Chá de Hibisco: Saiba tudo sobre

O chá de hibisco tem feito um tremendo sucesso por causa de seus benefícios comprovados cientificamente, em especial as pessoas que querem emagrecer são as que mais procuram essa plantinha. Neste texto tentaremos passar para o você o máximo de informações possíveis sobre o hibisco, então tenha paciência e leia até o fim, são muitas informações interessantes que você gostará. Caso não tenha interesse em todas as informações vá até o tópico que lhe interessa, são muitas curiosidades sobre o hibisco, então é quase impossível que o texto seja pequeno.

A plantinha que está fazendo o maior sucesso no mundo fitness e entre os famosos é uma plantinha que tem o nome correto de Hibiscus sabdariffa, preste atenção a este nome, pois existem outros tipos de hibisco e na hora de comprar é importante saber qual. É o Hibiscus sabdariffa que faz sucesso na internet por causa de seus efeitos emagrecedores. Você pode comprar o hibisco em lojas de produtos naturais lendo o rótulo do produto acertará facilmente sua compra.

Evite comprar o hibisco industrializado que geralmente vem em pó, procure comprar a planta in natura, afinal, quem quer iniciar o consumo de chá de hibisco deve estar com vontade de ter uma vida mais saudável e vida saudável não combina com produtos industrializados.

Não confunda o Hibiscus sabdariffa com aquele hibisco que nasce nos jardins, são da mesma família, mas não é a utilizada para fazer o chá famoso que promete muitas coisas boas para nosso organismo e não é só promessa, há estudos que comprovam mesmo.

Curiosidades sobre o hibisco

Essas curiosidades se relacionam à família do hibisco e então compreende vários gêneros dessas flores, não apenas daquela que temos interesse para o chá.

  • O hibisco é uma flor símbolo do Haiti

  • A deusa hindu Kali normalmente aparece em suas representações com a flor do hibisco vermelho

  • Nas Filipinas as crianças utilizam do hibisco para aumentar as bolhas do sabão para suas brincadeiras de fazer bolhas

  • No Havaí as mulheres utilizam a flor de hibisco atrás da orelha, mas não serve apenas para ornar, pois se uma mulher estiver com a flor de hibisco na orelha esquerda significa que ela é casada ou está se relacionando com uma pessoa, se a flor estiver na orelha direita significa que é solteira ou aberta a relacionamento. Essa tradição também ocorre no Taiti

  • Algumas espécies de hibisco são utilizadas em jardins para atrair borboletas, beija-flores e abelhas.

  • No México o hibisco seco é utilizado na culinária, é uma iguaria por lá

  • Os faraós egípcios tomavam o hibisco para se refrescarem e controlarem a temperatura corporal

  • No Irão utilizam para melhorarem o sono

Benefícios do hibisco

O benefício mais conhecido do hibisco é o seu poder de auxiliar no emagrecimento, mas não para por aí há outros benefícios muito importantes para a saúde e por isso vale a pena o consumo dessa plantinha. Esses benefícios vem do chá que ensinaremos aqui neste texto.

1 – Emagrecimento

É bom deixar claro logo de início que o hibisco sozinho não faz milagre, para a perda de peso o hibisco é utilizado como um auxiliar e não como fator fundamental e principal. O chá de hibisco mostra seus efeitos quando a pessoa tem uma dieta equilibrada e saudável, apenas tomar o chá não fará diferença para a perda de peso. Não que o chá deixará de ter suas propriedades, mas é que se a pessoa não tiver uma dieta balanceada os seus efeitos não poderão ser sentidos. É importante buscar um profissional da nutrição para que você tenha uma dieta personalizada.

O chá de hibisco auxilia na perda de gordura dos quadris e barriga, pois ele é capaz de reduzir um processo que ocorre em nosso corpo chamado de adipogênese, tal processo é responsável pela produção das nossas células de gordura que consequentemente com o excesso se torna a obesidade.

Uma das coisas que as pessoas que querem perder peso mais diminuem em sua alimentação são os carboidratos que em nosso organismo é transformado em açúcar. Uma das fontes de carboidrato mais comum e que geralmente consumimos bastante é o amido presente em vários alimentos. A enzima responsável em transformar o amido em açúcar em nosso corpo é a amilase e o chá de hibisco é eficaz no bloqueio da produção dessa enzima e consequentemente contribui para o emagrecimento. Como a refeição que tem o maior número de alimentos e calorias é o almoço, recomenda-se que tome uma xícara do chá de hibisco antes da refeição. Não é um efeito mágico, mas com o tempo sentirá seus efeitos.

O chá de hibisco também tem ação diurética, ou seja, ele contribui para que a pessoa não retenha líquidos, mas que faça a excreção deles, assim diminui os inchaços que algumas pessoas podem ter por causa da retenção de líquidos.

Pelo fato de ser um chá diurético, o chá de hibisco ajuda no controle da pressão arterial e assim protege os rins. Pessoas que já têm a pressão baixa deve atentar-se a esse detalhe, pois sabe-se que o hibisco realmente baixa a pressão. Para quem tem a pressão alta o hibisco é um bom remédio, claro que isso sob a supervisão de um profissional.

Ainda relacionado com a perda de peso o chá hibisco traz outros benefícios entre eles estão a redução da glicemia o que terá como consequência o acúmulo de gordura; o chá de hibisco também tem efeito termogênico o que ajuda a acelerar o metabolismo contribuindo também na perda de peso; outro efeito muito positivo é diminuição do LDL que é o colesterol ruim. Todos esses benefícios citados interferem direta ou indiretamente na diminuição da massa corporal.

2 – Redução do colesterol

Vamos enfatizar a redução do colesterol, pois é algo estremamento importante e que o chá de hibisco mostrou eficaz. Pessoas acima do peso geralmente têm uma tendência maior em ter problemas com o colesterol alto, mas esse problema não é exclusividade deles, há muitas pessoas magras que também estão com o colesterol alto. No Brasil e no mundo o número de pessoas com colesterol alto é muito grande e isso pode ter consequências ruins, uma delas são as doenças cardiovasculares. No Brasil 17,5 milhões de pessoas morrem por ano por causa de complicações cardiovasculares e o colesterol pode ser um dos fatores agravantes

O colesterol alto pode ser causado por vários fatores como:

  • insuficiência renal

  • hipo/hipertiroidismo

  • cirrose

  • consumo excessivo de álcool

  • hereditariedade

  • alimentação inadequada

O hibisco diminui os triglicerídeos e o LDL que é a porção ruim do colesterol e aumenta o bom colesterol que o HDL. Mais uma vez é importante lembrar que apenas o consumo do chá não é suficiente para diminuir o colesterol ruim alto, é importante ter uma dieta equilibrada e atividades físicas.

3 – Prevenção da diabetes

O chá de hibisco é eficaz na prevenção da diabetes que pode ser causada inclusive pelo ganho de peso por causa de má alimentação. A diabetes é uma doença crônica, ou seja, não tem cura em que o corpo não produz insulina ou não é capaz de empregá-lo de força adequada. A insulina é responsável por controlar a quantidade de glicose no sangue que é conseguida pelo alimento.

O chá de hibisco pode ajudar na prevenção desta doença e no seu controle, alguns estudos realizados provaram que o chá de hibisco é capaz de reduzir a atividade da enzima intestinal alfa-glucosidasa assim o intestino diminui a absorção da glucose.

O chá com uma alimentação adequada mais atividade física ajudam a pessoa no controle da diabetes ou na sua prevenção.

4 – Melhora a função intestinal

O chá de hibisco pode melhorar o trânsito intestinal tendo um efeito leve de laxante e como consequência a pessoa irá mais ao banheiro. Pessoas que são constipadas (intestino preso) podem se beneficiarem desse poder do hibisco.

Para sentir esse efeito laxante do hibisco aconselha-se ingerir o chá ao acordar ainda de jejum.

5- Prevenção do câncer

Há estudos que sugerem que o hibisco pode ser um potencial agente terapêutico contra alguns tipos de câncer. Os materiais a esse respeito são poucos, provavelmente deve haver poucos estudos nesse sentido. De qualquer forma há estudo que apontam para essa direção. Claro que não há chá que anula totalmente o risco de uma pessoa ter câncer, pois são vários os fatores envolvidos. Várias medidas em conjunto pode ser uma tentativa de evitar essa doença, e uma delas é o consumo de certos alimentos e bebidas que sabemos que ajudam, o hibisco parece ser uma delas.

Propriedades do hibisco

O hibisco traz todos esses benefícios citados anteriormente graças as suas propriedades, ele contém substâncias antioxidantes como os flavonoides de forma especial a antocianinas. Essas substâncias (antocianinas) têm seus benefícios comprovados cientificamente, elas têm alto poder antioxidante. Ser antioxidante significa que elas evitam a formação de radicais livres responsáveis pelo envelhecimento e o aparecimento de doenças como o câncer.

As antocianinas faz bem ao coração também, pois é um vasodilatador e evita o aparecimento do colesterol ruim e assim as veias do coração não ficam entupidas.

Como fazer o chá de hibisco

Agora chegamos a principal parte para alguns, é bem simples fazer o chá hibisco, como falamos acima você consegue comprá-lo em lojas de produtos naturais. Você pode comprar o sachê, mas é preferível fazer com as folhas secas.

Essa receita é para uma xícara de chá. Meça a água na xícara de chá e leve ao fogo. Depois que começar a aparecer as bolhinhas significa que já chegou em ponto de fervura, aí desligue o fogo. Acrescente 5 gramas de hibisco (colher de chá rasa). Tampe e deixe descansar por 5 minutos. Depois basta coar e beber.

O quanto beber de hibisco

Deve-se tomar cuidado com o consumo exagerado de hibisco, por pressa para perder peso muitas pessoas acabam exagerando na dose. A dose recomendado é de no máximo duas xícaras por dia que equivale mais ou menos 400 ml do chá.

Como qualquer outra bebida é necessário haver a metabolização e a excreção pelos rins e fígado e o excesso pode intoxicar o organismo.

O excesso da bebida pode também levar à desidratação, pois ela é diurética, significa que pode eliminar muitos eletrólitos que é composto por sódio, potássio, magnésio e cálcio, faltando essas substâncias ocorre a desidratação.

Combinações

Você pode combinar o chá de hibisco com outros que ajudam no emagrecimento como os termogênicos, uma boa dica é misturá-lo com o chá-verde ou chá de gengibre. Há outros também que podem ser feitos combinações.

Há quem acha o chá saboroso, mas de forma geral ele não tem um gosto muito agradável ao paladar, por isso é possível misturá-lo com outras bebidas mais saborosas.

Contraindicações

Mulheres que desejam engravidar não é aconselhável fazer uso do chá, pois ele pode atrapalhar na fertilidade, ele atrapalha nos níveis de estrogênio. Mulheres grávidas também deve evitar o consumo do chá hibisco. Mulheres que estejam nas situações acima citadas devem procurar um médico para orientação.

O chá também não é aconselhável para pessoas que sofrem de hipotensão (pressão arterial baixa), pois ele tem como consequência baixar a pressão. Para pessoas que têm hipertensão (pressão alta) o chá pode até ajudar, mas se a pessoa já utiliza medicamento para o controle de sua pressão arterial importante buscar orientação médica.


Fontes: TuaSaude; agenciabrasil;  diabetes.org;  innatia.com; tandfonline; researchgate

Imagens: stylecraze; besthealthmag

Comente com Facebook

comente