Como deixar de gostar de uma pessoa

Ah! O amor! Como é bom gostar de outra pessoa, faz nossa vida ter mais cores e mais sentido. Mas aí em um belo  dia (belo?só que não)  esse romance acaba. Os dias que eram tão coloridos já passam a ser cinzentos e frios e a alegria se vai.
Essa poética introdução foi para nos rememorar como é a paixão, o amor e como o rompimento de um relacionamento pode ser dolorosa para algumas pessoas.
Quando um relacionamento é rompido é mais que natural que haja sentimentos de tristeza e abandono, só que há pessoas que não lidam muito bem com a separação e aí recorrem à internet para saber como deixar de gostar daquela pessoa.
Antes de falarmos de como deixar de gostar de uma pessoa depois do fim do relacionamento vamos falar de algumas curiosidades sobre a paixão

 

Curiosidades sobre a paixão

Apesar do símbolo do amor e da paixão ser o coração ele não é responsável por eles, o nosso cérebro é o lugar em que tudo ocorre. Talvez os antigos simbolizaram o amor com o coração por causa das reações que ele passa quando uma pessoa está apaixonada. O estômago também seria um bom símbolo, pois o tanto de borboletas que voam nele quando estamos apaixonados não é brincadeira, concordam?

A paixão foi uma criação espetacular de Deus (ou da natureza, ou do demônio, da evolução, depende de suas crenças ou descrenças), pois se não fosse ela seria bem possível que nossa espécie se extinguisse. A paixão é o que nos aproxima para formarmos pares e assim darmos continuidade à espécie.

Quando a pessoa está apaixonada a química cerebral rola solta, algumas reações corporais ocorrem por causa isso como aceleração dos batimentos cardíacos, tremor, falta de apetite, falta de concentração e tantos outros. A dopamina (neurotransmissor das coisas boas como a alegria) se torna mais presente no cérebro de uma pessoas apaixonada, ela se torna como uma droga e gostamos da sensação

Uma curiosidade que ocorre nos parceiros héteros quando estão apaixonados é que há mudança nos níveis de testosterona, tanto do homem como mulher. Curiosamente os níveis de testosterona da mulher sobem e os dos homem descem para que assim fiquem igualados, ou seja, mais parecidos e depois com o fim da paixão as coisas voltam ao normal.

Outra coisa que acontece curiosa é que diferentemente do que o senso comum acha, os homens são os que se apaixonam à primeira vista, as mulheres são um pouco mais cautelosas. Só que também a paixão masculina termina mais rápida.

Feliz ou infelizmente as reações cerebrais que damos o nome de paixão termina rápido, geralmente semanas em alguns pessoas chegam a alguns meses. Passado essa fase os parceiros seguem frente com os hormônios estabilizados ou mesmo podem seguir direções opostas

Voltemos às dicas para esquecer uma pessoa amada

Como vimos a química é culpada de tudo, não ele. Se você terminou seu relacionamento no auge da paixão provavelmente seu sofrimento realmente esteja sendo intenso, mas uma coisa disso é que passará.

Se realmente é deixar de gostar dessa pessoa que você quer para seguir co sua vida vamos ás dicas. Fórmulas mágicas não há, mas pode dar certo.

1º Afaste-se dela

 

Se quer esquecer uma pessoa é melhor afastar-se dela para que isso ocorra, é difícil, mas é um caminho a ser tomado.
Quanto menos souber dessa pessoa melhor para você, nada de ficar espionando a vida dele(a), pare de ser amigo dele no facebook ou pelo menos deixe de segui-lo para não receber notificação de suas postagens.

Evite os mesmo lugares que essa pessoa e tente tirar de sua vida tudo aquilo que lembra de quando estavam juntos. Vale a máxima que o que “os olhos não veem o coração não sente”.

Quando gostamos de uma pessoa e ela inicia outro relacionamento é o fim do mundo, então para quê ficar sabendo se essa pessoa está com outra ou não? A menos que o objetivo seja sofrer.

2º Fale sobre ela

 

Calma, entenda essa dica. Quando gostamos de uma pessoa e terminamos com ela temos uma necessidade terrível de ficar falando sobre, então fale com ela, mas não para seus amigos porque nenhum terá paciência para isso. Se por acaso você tiver um amigo muito confiável e que gosta muito de você talvez dá para falar um pouco sobre esse sentimento com ele, mas não vá encher muito a paciência dele.

A alternativa (além de ir para um psicólogo) é você escrever sobre isso, falar do que está sentindo ou até mesmo gravar-se, claro que ninguém precisa ter acesso a essas coisas. Com certeza você está com a necessidade de colocar tudo para fora, de dizer a ele(a) tudo que pensa e sente, mas talvez não seja uma boa ideia isso. Então use uma folha de caderno para desabafar ou até seu computador.

Não fique com isso guardado dentro de você, ache uma alternativa para fazer uma catarse a esse respeito. Coisas abafadas dentro de nós pode trazer doenças no futuro.

3º Vá fazer alguma coisa

Nada de ficar em casa chorando, se quer esquecer uma pessoa você deve ocupar seu tempo com atividades interessantes e positivas. Ficar em casa na deprê não vai ajudar.
Volte a sair com seus amigos que você deixou para trás depois que se apaixonou, volte a ter uma vida social legal, pois infelizmente acabamos muitas vezes perdendo alguma coisas quando apaixonamos.
Essa história de arrumar uma pessoa para esquecer outra é um tanto que perigoso (pelo menos acho), substituição não é tão legal. Fazer isso é sacanagem com a nova pessoa, ela provavelmente não se sentiria bem, se soubesse que está sendo usado como “tampão” para esquecer outra. Deixe o coração livre primeiro, depois pense na possibilidade de um novo relacionamento.

4º Pense mal dele

 

Se de tudo não resolver e a coisa apertar use um “golpe baixo” que é focar nas coisas ruins que ele fazia ou era e que você não gostava. Realmente esse deve ser o último recurso para uma pessoa desesperada, afinal na guerra e no amor tudo vale.
Quando estamos sofrendo temos a tendência em lembrar apenas das coisas boas, de como era bom quando estava com a pessoa, mas esquecemos das brigas e chateações da época.
Se por acaso você disse que não tinha nada de ruim nele ou no relacionamento, aí o problema é sério. Terá que chamar um amigo para refrescar sua memória sobre as coisas acontecidas

E aí, o que acharam das dicas? Mais alguma para acrescentar?


imagem: giphy

 

Comente com Facebook

comente