Como tirar um morcego de sua casa

Você pode não acreditar, mas há pessoas que passam por isso, talvez você more em um centro urbano muito grande que morcegos não sejam tão comuns. Há pessoas que “morrem” de medo de morcegos e quando um entra em sua casa o pânico é certo.

Os motivos para que morcegos entrem em sua casa geralmente são acidentais, eles talvez estavam perseguindo algum animal que faz parte de se cardápio e acabou errando o caminho. Geralmente um morcego não terá a intenção de adentrar a sua casa.

Os morcegos normalmente encontrados em regiões mais centrais do brasil só se alimentam de frutas, não têm a intenção de atacar humanos. Existem morcegos hematófagos que se alimentam de sangue sim, mas não aparece em todas as regiões do país. Esses morcegos que gostam de sangue geralmente ataca apenas o rebanho e não tomam.

Se você for atacado por um morcego é importante buscar atendimento médico o mais rápido possível e se tiver como deve capturar o morcego para exames, pois eles podem ser transmissores da raiva.

Não há necessidade de matar o morcego se ele entrar em sua casa, ele sairá facilmente sem que você precise feri-lo, afinal ele não causa danos, muito pelo contrário, ele tem uma função importante de equilíbrio na natureza.

O que fazer então?

Morcegos não gostam de claridade, por isso têm hábitos noturnos, então é muito simples.

  1. Feche as portas e janelas dos demais cômodos que você não quer que o morcego entre
  2. Veja o local mais perto para ele sair de sua casa, geralmente a janela do cômodo que ele está
  3. Apague todas as luzes, exceto a do local em que ele se encontra
  4. Como ela não gosta da luz ele procurará o local onde estive escuro, então ele sairá do cômodo
  5. Caso não tenha como ele sair logo daquele cômodo (por não ter janela ou coisa do tipo) vá acendendo as luzes dos cômodos que ele for entrando e assim vai o conduzindo para a saída.
  6. Se pelo lado de fora de sua casa as luzes estiverem acesas atrapalhará, pois é pra fora de sua casa que ele precisa ir, então deve ficar escuro

Dificilmente não conseguirá tocar o morcego, mas caso não tenha conseguido aí será pelo método 2, ou seja, terá que tentar capturá-lo. É bom colocar luvas caso precise tocá-lo. Com uma caixa ou um pano você conseguirá pegá-lo. Para tentar pegá-lo você deve esperar ele parar o voo. Com as luzes acesas ele provavelmente ficará quietinho.

O grande problema é o medo que as pessoas sentem do morcego, eles parecem muito um rato voador, não são tão queridos. Não há necessidade de medo, são inofensivos.

Algumas curiosidades sobre o morcego

1 – Segundo o site Mother Nature Network (MNN) os morcegos fêmeas tem um controle surpreendente de sua gestão, elas são capazes de vária coisas incríveis. Elas são capazes de guardar o sêmen do macho e usá-lo apenas quando as condições externas forem favoráveis. Ela é capaz também de implantar em sua parede uterina o óvulo fecundado quando notar que será uma boa hora.

2 – OS morcegos são ótimos para o controle de pragas, um morcego é capaz de comer muitos insetos em apenas uma hora na faixa de 600, imagina um grande bando o tanto que será capaz. Estima-se que um grande bando de morcegos é capaz de consumir até 200 toneladas de insetos uma única noite.

3 – O morcego é o único mamífero que consegue voar e permanecer assim, não há outro que consiga.

4- A maior colônia urbana de morcegos registrada está em Austin no Texas. Estima-se que essa colônia tenha cerca de 1,5 milhões de morcegos e vivem debaixo da ponte Ann W. Richards Congress Avenue Bridge.

 

5 – Há diversas espécies de morcego no mundo, estima-se mais de 1000 espécies. O tamanho de um morcego (dependendo da espécie) pode variar de 5 cm a 2 metros de envergadura

6 – Das mais de 1000 espécies de morcegos existentes apenas 3 se alimentam de sangue de animais (hematófagas)

7 – Um único morcego é capaz de transportar cerca de 500 sementes pequenas em uma noite, sendo assim um grande responsável pela formação de florestas

8- Morcegos também faz a polinização de flores, pois carregam pólen de uma flor  a outra

9 –  Os morcegos para se locomoverem utilização da ecolocalização, ou seja, emitem ondas ultra-sônicas que acertam o alvo pretendido e voltam para eles em forma de eco, assim não necessitam da visão durante à noite

10 – Há morcegos que não voam noturnos tendo hábitos diurnos.

 


imagem: mystatesman

Comente com Facebook

comente