Explicações de famosos ditados populares

Apesar de ter diminuído seu uso, há ainda algumas pessoas que gostam e utilizam dos “ditados populares” principalmente as pessoas do interior e não tão jovens. Os ditados populares, como o nome já diz, pode ser traduzido como a sabedoria popular resumida em frases de impacto e efeito. Geralmente se pararmos para analisar, os ditados populares tem bastante sentido na maioria das vezes. Com frases curtas e muitas vezes usando de analogias eles conseguem passar um ensinamento.

Alguns ditos populares são fáceis a compreensão, outros nem tanto. Alguns são ditos de forma errada, mas acabou se popularizando e assim ficou. A maioria deles tem uma história, de onde veio e como surgiu. Veja abaixo alguns ditos populares e suas curiosidade e também uma lista de famosos ditos.

1- “Quem tem boca vai a Roma”

Quem não conhece a famosa expressão “Quem tem boca vai a Roma”. Esse dito popular tem algumas curiosidades interessantes. Como a maioria dos nossos ditados populares ele também é muito antigo, mas há algum tempo a notícia que circulou é que ele estaria errado, que as pessoas entenderam errado o sentido. Dizem que o ver está usado de forma equivocada e muda todo o sentido, dizem que o certo seria “Quem tem boca vaia Roma”, então o verbo seria “vaiar” e não o verbo “ir”. Segundo estes, a expressão surgiu na época da Roma antiga quando ela era a “Capital do mundo” e que a população devia vaiá-la, afinal viviam sob o subjugo dela.

Acontece que segundo pesquisas que você mesmo pode fazer, pessoas mais entendidas no assunto retrucou essas informações, dizem que a expressão “Quem tem boca vai a Roma” está correta e que há outros ditos populares em outros países que confirmam isso, são ditos também praticamente iguais a esse. Essa expressão então não é exclusividade de nossa língua, ela é utilizada em outras como o francês, inglês, italiano e o espanhol.

Encontra-se hoje na internet textos atribuindo ao famoso professor Pasquale Cipro Neto a explicação errada da qual falamos, mas há também textos (aí são textos de autoria do mesmo) que o professor diz que nunca falou tais coisas e que a expressão correta é mesmo de ir a Roma e não de vaiar como foi difundido nos últimos anos

Agora vamos a explicação do sentido do dito, afinal é o mais importante. Toda ditado popular tem um fundo de ensinamento, uma mensagem importante para quem o escuta, por isso nossos avós utilizam para nos passar um ensinamento.

Um dos ensinamento do provérbio é que quem não tem vergonha vai até Roma caso pergunte qual o caminho. Para o nosso cotidiano significa que quem tem disposição e coragem consegue com suas próprias pernas chegar a algum lugar, mesmo que desconhecido, basta pedir informação que com certeza aquele local será encontrado.

2 – Cuspido e escarrado

Essa expressão nojenta é falada por muitos, conhece? Geralmente é assim “Fulano é cuspido e escarrado ciclano”, significando que o Fulano é muito parecido com o ciclano. Essa expressão também criou vários burburinhos pela internet, atualmente há muitas pessoas que acreditam que ela esteja errada e que o verdadeiro provérbio seria “Esculpido em carrara”. Carrara é um tipo de mármore bastante apreciada então o significado seria que fulano é tão parecido com ciclano que parece que ele foi esculpido em mármore carrara.

Mais uma vez com uma pequena pesquisa um pouco mais séria você encontra que a expressão “cuspido e escarrado” não está errada, por mais absurdo que pareça. Segundo o Sérgio Rodrigues, colunista (dentre outras profissões) de sites de renome nacional, há expressão existe sim e para prova é só buscar em outras línguas que se acha equivalentes a expressão utilizada em português. O ato de cuspir pode simbolizar o ato de gerar vida em uma associação simbólica com a ejaculação. Há outras explicações para tal provérbio ser assim. O importante é que por mais que se difundia a opção do mármore, a frase do cuspe é a correta. O escarro foi mais para dar uma ênfase ao contexto. E você por aí corrigindo as pessoas, hein!

3- Enquanto houver cavalo São Jorge não anda a pé”

Este proverbio foi posto aqui não por causa de sua história ou contradições, mas sim força dele. Para quem não conhece (acho bem difícil) São Jorge é um santo da Igreja Católica que foi simbolizado pela imagem de um guerreiro em cima de um cavalo combatendo um dragão. Essa imagem tem a sua simbologia própria o que não nos importa aqui no momento. Pegaram essa imagem de forma muito sábia e criaram (não se sabe quem foi o gênio) essa expressão que um remédio para muitas pessoas.

Quem não conhece uma pessoa que gosta de aproveitar da boa vontade alheia? As vezes sem maldade, mas isso acontece muito. Os exemplos poderiam ser inúmeros de situações que esse provérbio cabe muito bem. Ele diz que enquanto existir pessoas que façam coisas pelas outras não haverá mudanças com as pessoas “folgadas”.

Essa frase você diz a um amigo para alertá-lo, falando que ele fique atento que enquanto ele agir daquele forma o Fulano não irá mudar, afinal as pessoas fazem conosco o que permitimos. Essa frase diz para você e para mim não sermos “cavalos” e deixarmos de carregar os espertinhos nas costas.

4 – Tem caroço nesse angu

“Sei não, mas tem caroço nesse angu”. Já ouviu? Não? Saiba que esse dito é muito comum e segundo informações encontradas na própria internet é um dito das nossas origem brasileiras, é da época da escravidão dos negros no país. A expressão teria nascido na senzala, diz-se que os escravos para poderem ter uma alimentação melhor usavam do truque de esconder carne no angu ao servirem a comida. Como eram as próprias escravas que cozinhavam, era possível realizar o truque de colocar algo escondido no angu par ajudar o colega, dessa forma os “senhores” não descobririam a façanha.

Dizer que “tem caroço nesse angu” é dizer que algo está errado, que a coisa não é bem assim, há coisa escondida nessa história que não foi bem contata.

5 – Pau que nasce torto nunca se endireita

Aposto que você continuou cantando “menina que requebra mãe pega na cabeça” (melô de muito sucesso do grupo chamado É o Tchan”.

Deixando a brincadeira de lado vamos ao significado dessa expressão. Ao enunciar essa frase o falante quer dizer que uma pessoa que desde muito jovem tem um determinado comportamento não esperado, ruim, não mudará, será sempre do mesmo jeito, assim como uma árvore que se o seu tronco cresceu encurvado ela não ficará diferente.

É um dos poucos provérbios que talvez não seja tão verdadeiro, acho que concordará conosco. Nós seres humanos somos mutáveis, há possibilidade de mudança, pelo é a nossa crença e esperança em nós mesmos. Ao enunciar esse provérbio a pessoa já perdeu as esperanças que as coisas sejam melhores.

Lista de ditos populares

E aí, o que acharam dos 5 provérbios escolhidos? Conheciam? Há algo para acrescentar? Deixe nos comentários.

Segue abaixo uma lista de vários provérbios:

  1. Se ferradura trouxesse sorte, burro não puxava carroça
  2. Manda quem pode, obedece quem tem juízo
  3. O homem é senhor do que pensa e escravo do que fala
  4. Quem com ferro fere, com ferro será ferido
  5. Mais vale um pássaro na mão do que dois voando
  6. A pressa é a inimiga da perfeição
  7. Cavalo dado não se olha os dentes
  8. A ocasião faz o ladrão
  9. A mentira tem perna a perna curta
  10. Quando um não quer, dois não brigam
  11.  Gato escaldado tem medo de água fria
  12. Caiu na rede é peixe
  13. De grão em grão a galinha enche o papo
  14. Quem quer a rosa, aguente o espinho.
  15. Barata sabida não atravessa galinheiro.
  16. Angu de um dia não engorda porco.
  17. Não ria do mal do vizinho, que o seu está a caminho.
  18. Dizei-me com quem andas, que eu te direis quem és.
  19. Uns gostam dos olhos, outros, da remela.
  20. Antes causar inveja que dó.
  21. A palavras loucas, orelhas moucas.
  22. Muita trovoada é sinal de pouca chuva.
  23. Se o mundo fosse bom, o dono moraria nele.
  24. Não há regra sem exceção, nem mulher sem senão.
  25. O sol nasce para todos, a lua para quem merece.
  26. Por fora, bela viola; por dentro, pão bolorento.
  27. A lua não fica cheia em um dia.
  28. Água e conselho só se dão a quem pede.
  29. À noite todos os gatos são pardos.
  30. A união faz a força.
  31. Agora, Inês é morta.
  32. Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura.
  33. Antes tarde do que nunca.
  34. Aprenda todas as regras e transgrida algumas.
  35. Aproveite a sorte enquanto ela está a seu favor.
  36. Aquele que só pensa em trabalho torna-se maçante.
  37. Aqui se faz, aqui se paga.
  38. As aparências enganam.
  39. Cada cabeça, uma sentença.
  40. Cada coisa a seu tempo.
  41. Cada macaco no seu galho.
  42. Cão que ladra não morde.
  43. Cautela nunca é demais.
  44. De moeda em moeda se faz uma fortuna.
  45. Depois da tormenta, sempre vem a bonança.
  46. Desgraça pouco é bobagem.
  47. Devagar se vai longe.
  48. Dia de muito, véspera de pouco.
  49. Dizei-me com quem andas e eu te direi quem és.
  50. É melhor não cutucar a onça com vara curta.
  51. É melhor prevenir do que remediar.
  52. É na necessidade que se conhece o amigo.
  53. Em boca fechada não entra mosca.
  54. Em casa de ferreiro, espeto de pau.
  55. Em rio que tem piranha, jacaré nada de costas.
  56. Em terra de cego, quem tem um olho é rei.
  57. Falar é prata, calar é ouro.
  58. Mais vale um pássaro na mão do que cem voando.
  59. Melhor um pardal na mão do que um pombo no telhado.
  60. Na cama que farás, nela te deitarás.
  61. Nada como um dia após o outro.
  62. Não adianta chorar sobre o leite derramado.
  63. Não confie na sorte. O triunfo nasce da luta.
  64. Não conte com o ovo na barriga da galinha.
  65. Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca se acabe.
  66. Não há marcas que o tempo não apague.
  67. Nem tudo que reluz é ouro.
  68. Nunca puxe o tapete dos outros, afinal você também pode estar em cima dele.
  69. Os melhores homens são os que as mulheres julgam melhores.
  70. Papagaio come milho, periquito leva fama.
  71. Pense duas vezes antes de agir.
  72. Pense rápido, fale devagar.
  73. Pequenos riachos formam grandes rios.
  74. Quem desdenha quer comprar.
  75. Quem espera sempre alcança.
  76. Quem não tem cão caça com gato.
  77. Quem ri por último ri melhor.
  78. Quem semeia ventos, colhe tempestades.
  79. Quem tem pressa come cru.
  80. Quem tem telhado de vidro não atira pedra ao vizinho.
  81. Quem tudo quer, tudo perde.
  82. Santo de casa não faz milagre.
  83. Se cair, do chão não passa.
  84. Um homem prevenido vale por dois.
  85. Uma andorinha só não faz verão.
  86. Amigos, amigos; negócios, à parte.
  87. Cada qual canta como lhe ajuda a garganta.
  88. Um dia é da caça, outro do caçador.
  89. A cavalo dado não se olham os dentes.
  90. Cobra que não anda não apanha sapo.
  91. Cada louco com sua mania.
  92. A corda sempre arrebenta pelo lado mais fraco.
  93. É melhor não soltar rojão antes do tempo.
  94. Roupa suja lava-se em casa.
  95. De médico, poeta e louco, todo mundo tem um pouco.
  96. Mais vale um cachorro amigo do que um amigo cachorro.
  97. Não há bem que sempre dure, nem mal que sempre se ature.
  98. Quando a barriga está cheia, toda goiaba tem bicho.
  99. Ladrão de tostão, ladrão de milhão.
  100. Papagaio que acompanha João de Barro se enrola, vira ajudante de pedreiro

Comente com Facebook

comente