Novembro Azul

Muda o mês e muda-se de cor, este mês é o Novembro Azul, mês que entidades e pessoas se unem na campanha de conscientização da importância da prevenção do câncer de próstata. Assim como existe o Outubro Rosa (já falamos dele por aqui) dedicado a prevenção do câncer de mama, o mês de novembro é para os homens.

O câncer de próstata é o segundo câncer que mais mata homens no mundo e um dos motivos é a falta de exames preventivos. Homens geralmente são mais resistentes do que as mulheres quando o assunto é procurar um médico. Outra questão é que muitos não querem passar pelo exame de próstata, pois ele é feito pelo toque. Há a possibilidade de detectar o câncer por exames de sangue, mas ainda recomenda-se o exame de toque da próstata por ser mais seguro e eficaz.

Qualquer movimento que incentive os homens a buscarem ajuda médica é bem vindo, essa consciência é importante e espera-se que com o passar dos anos a cultura masculina de não ir ao médico diminua.

O Novembro Azul não começou no Brasil e sim na Austrália no ano de 1999 quando um grupo de amigos teve a ideia de deixar o bigode crescer em forma de apoio à conscientização da saúde dos homens. Eles fizeram esse ato no mês de novembro e além de deixarem o bigode crescer fizeram também arrecadação de fundos para entidades

O bigode se tornou um dos símbolos da campanha pelo fato de os amigos que tiveram a ideia terem deixado o bigode crescer no mês de novembro. O mundo todo adotou essa ideia e no meês de novembro muitas empresas e entidades promovem eventos em prol da ideia. Assim como o Outubro Rosa, muda-se as cores de monumentos e prédios no mês de novembro.

O câncer de próstata não apresenta sintomas no seu início e quando começa a dar sinais significa que já está em estágio avançado e infelizmente a maioria dos casos são descobertos tardiamente. Por machismo e preconceito muitos homens se negam a fazer o exame e acabam adoecendo.

Alguns hábitos podem ajudar a evitar o câncer de próstata, na realidade são hábitos que ajudam a saúde de forma geral que são:


fonte: wikipedia

Comente com Facebook

comente