O que é Órgão Expedidor?

O Órgão Expedidor é o órgão do governo que fez o documento, no caso das identidades quase sempre é a Polícia Civil através do departamento de identificação que expede o RG sigla de Registro Geral é o nome correto da popularmente chamada de Identidade.

Parece uma coisa simples, más em muitas situações as pessoas deparam com essa pergunta e não sabem a resposta correta.

Na hora de preencher fichas, cadastros ou currículos, ou fazer inscrições em determinados cursos, concursos ou no caso da inscrição do Enem o candidato terá que preencher o campo órgão expedidor do seu documento de identidade.

Muitas pessoas tem dúvida em relação a qual seria ou o que seria esse órgão expedidor, por isso resolvemos tirar toas as suas dúvidas e explicar direitinho o que é e onde fica no documento o órgão expedidor do mesmo.

Na hora de preencher o Órgão Expedidor do documento o candidato deverá colocar o órgão que no caso da identidade será a sigla SSP de Secretaria se Segurança Pública mais a sigla da UF – Unidade da Federação, ou seja, do Estado onde o documento foi feito.

Por exemplo, se a sua identidade foi feita no Estado de São Paulo o Órgão Emissor dela será SSP-SP, se for de Minas Gerais será SSP-MG, e assim por diante, sempre a sigla SSP mais a sigla do Estado em que foi feito o documento.

Outros Órgãos Expedidores

Além da Secretaria de Segurança Pública que é o órgão expedidor dos documentos de identidade existem outros órgãos que são responsáveis pela expedição de outros documentos:

* Documento de Identificação Profissional

No caso do documento de identificação profissional ele é expedido pelo órgão que representa toda uma classe de profissionais, como os conselhos regionais: Conselho Regional de Enfermagem (COREN), Conselho Regional de Administração (CRA), Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Conselho Regional de Assistentes Sociais (CRAS), Conselho Regional de Farmácia (CRF).

Existem também os Conselhos Nacionais que também são órgãos expedidores de documentos de identificação profissional que tema finalidade de apresentar o profissional em ocasiões que se faz necessário a apresentação da identidade.

Além dos conselhos regionais e nacionais outras instituições também são órgãos expedidores de documentos expedidores como a OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, o Ministério do Trabalho que expede a carteira de trabalho, os Ministérios e as polícias Federais e Estaduais.

Comente com Facebook

comente