Os animais mais inteligentes

Quer saber quais são os animais mais inteligentes da Terra? Você tem noção quais são eles?
Quem não gosta de ler e assistir vídeos sobre animais? A maioria de nós da raça humana adora ver os bichinhos fazendo suas estripulias, e somos muito curiosos acerca de suas vidas. Cada vez mais tomamos consciência de quão é importante conservar nosso planeta Terra, isso incluí os bichos. Infelizmente essa consciência sobre a importância dos animais não é grande o suficiente para salvá-los da instição, ainda há animais que correm o risco de desaparecer e há outros que sofrem nas mãos de pessoas.

Nós humanos realmente temos muito mais inteligência do que os animais, mas nem por isso deixamos de ficar surpresos com o que eles são capazes de fazer. Em nossas casas os bichos mais comuns são os cães e gatos e que são extremamente inteligentes, quem tem um sabe do que estamos falando. Apesar de toda inteligência eles não aparecem na lista dos animais mais inteligentes, então daí você pode ter uma noção do quanto esses animais que são tidos como os mais inteligentes nos surpreenderiam se pudéssemos conviver com eles.

Chega de enrolação e vamos para nossa lista de animais mais inteligente. Não estão por ordem de inteligência, simplesmente está a lista dos mais inteligentes

Elefante


Esse grandão é muito bonito e também inteligente, infelizmente ainda existem pessoas que caçam esses animais simplesmente por esporte e dinheiro. Há pessoas muito ricas que conseguem subornar guardas de parques de preservação para conseguirão abater esses animais, simplesmente para tirar uma foto ao lado do bicho. Ele também é muito caçado por causa de seu marfim que tem um preço alto no mercado negro.

Não podemos imaginar como pessoas podem matar um bicho desses, ele é capaz de ter rituais, isso mesmo, descobriram que os elefantes têm capacidade de fazer rituais aos seus falecidos. Provavelmente já ouviu falar em “memória de elefante”, então esses bichos têm uma memória formidável, eles são capazes de voltar ao lugar onde um ente seu morreu depois de vários anos e realizar rituais.

Provavelmente já viu na internet vídeo sobre elefantes, eles vivem juntos e se defendem. Já viu como eles são capazes de enfrentar outros bichos defendendo seus companheiros de bando? A maioria dos animais simplesmente fogem ao perceberem perigo não importando com o outro de seu bando, com os elefantes não é assim.

Já viu na internet um vídeo de um elefantinho sendo salvo do afogamento? É isso mesmo, eles têm essa capacidade de perceber que o outro precisa de ajuda e sabe criar meios para isso.

Os elefantes vivem em conjunto e respeitam a hierarquia. Sabem usar de forma incrível a trompa como ferramenta. As orelhas enormes eles utilizam para dispersar o ar e assim se refrescar

Os elefantes têm uma audição muito aguçada, eles são capazes de ouvir sons a até 8 Km de distância.
Os elefantes são um dos poucos animais que se reconhecem no espelho
Os elefantes utilizam da lama para proteger sua pele contra o sol

Golfinhos


Não é surpresa para a maioria das pessoas que o golfinho está entre os animais mais inteligentes, há tempos ele nos intriga. Infelizmente as lembranças que temos sobre os golfinhos são em suas apresentações em tanques gigantes de águas pelos maiores parques aquáticos do mundo. Com a consciência atual muitas pessoas não são a favores dessas apresentações. O golfinho tem demonstrado imensa inteligência em aprender os comandos de treinadores dos parques aquáticos.

Até hoje não conseguiram decifrar os sons que eles emitem para se comunicarem, é como se eles tivessem uma língua própria.
Os golfinhos são os únicos animais que se têm notícia que fazem sexo não apenas para criação, mas há também a busca pelo prazer.
Ele é um dos únicos animais que apresentam diversos comportamentos diferentes dos básicos que são de alimentar e reproduzir, são muito brincalhões e sociáveis. Acredita-se que os golfinhos são mais inteligentes do que os macacos
Os golfinhos sabem que vão morrer e sofrem com isso apresentando sinais de estresse e tristeza. Eles são capazes de cometer suicídio assim como os humanos

Polvos


Você pode até não acreditar e realmente eles não parecem ter tanta inteligência assim, mas os polvos estão na lista dos animais mais inteligentes. Dos invertebrados ele é o único capaz de fazer um bom uso de ferramentas em seu ambiente. Em testes, os polvos foram capazes de achar a saída de um labirinto, provando que têm boa memória e inteligência. Ele foi capaz de também de abrir potes de vidro, apertar parafusos

Como eles não têm esqueleto interno e nem conchas externas são capazes de passar por lugares bem estreitos, eles também tem uma mandíbula muito poderosa

Houve um polvo que conseguiu escapar de um aquário na Nova Zelândia demonstrando bastante inteligência. Esqueceram a tampa do tanque do polvo Inky (polovo fujão) entreaberta e pela noite ele saiu do tanque e atravessou uma sala até encontrar um ralo aberto e entrou em um cano de 50 metros de extensão e conseguiu chegar no mar. O que acharam, é ou não é esperto o rapaz?

O polvo é capaz de fazer planejamento, foi observado determinada vez que um povo que caçava caranguejos levava as presas para sua toca e fazia barreiras em sua entrada com pedras para impedir que suas presas fugissem, esse comportamento ultrapassa a um estímulo e resposta comum que acontece

Corvo

Aqui no Brasil não temos corvos, conhecemos mais pelos filmes e geralmente eles são mensageiros nos filmes ou sinal de mau presságio. Os corvos aparecem na lista dos animais mais inteligentes e não é por acaso. Sabe-se que eles têm uma ótima memória e sabe usar ferramentas. Eles também são capazes de imitarem sons de algumas palavras como os papagaios fazem.

Os corvos são capazes de guardar comida para o futuro e lembram de rostos durante anos. Diz que ele lembrar do rosto da pessoa que o capturou e se vinga quando tem oportunidade.

Um corvo foi flagrado usando uma folha dura de uma árvore para fazer as nozes de uma árvore cair no chá, utilizava a folha como se fosse uma faca, mas não parou por aí, a intenção dele era que elas caísse no chão onde os carros passavam e aí as rodas dos carros passando por cima quebravam as nozes. para o pássaro

Chipanzé

É quase redundante falar dos chipanzés, há muitos programas de televisão que sempre mostram fatos sobre esses primatas, eles são extremamente inteligentes. Há muitos experiências com esses animais para testar a inteligência deles, há algumas em que eles comparam a inteligência dos chipanzés com a de bebês humanos, em alguns casos os macacos vencem.
Descobriram que como nós humanos no reino dos chipanzés existem uns mais inteligentes do que outros. Eles são capaz de muitas coisas, utilizam de instrumentos é muito comum para eles, na verdade às vezes eles até assustam por tanta semelhança com nós humanos.
Houve estudos em que o chipanzé foi capaz de aprender a língua de sinais, pois eles não tem capacidade de falar como nós por causa da limitação do aparelho fonador.

Os chipanzés são capazes de realizar operações matemáticas, compreender gestos e símbolos e são capazes de desenvolverem culturas própria. A diferença genética de um chipanzé e de um ser humano é apenas de 2%, ou seja, temos 98 % de semelhança com eles. Não só só chipanzés são muito inteligentes, os macacos de forma geral se destacam.


fontes: cbsnews;  brasil.discovery.uol

imagens: naldzgraphics; express.co; br.pinterest; ciencedaily; en.wikipedia

Comente com Facebook

comente