Outubro Rosa, saiba mais

Já faz um tempo que o mês de outubro é dedicado a atenção ao problema do câncer de mama que atinge muitas mulheres pelo mundo, essa atenção gerou o nome Outubro Rosa. Então, dedica-se o mês de outubro para a conscientização da importância da prevenção do câncer de mama.

O câncer de mama pode afetar homens também, mas é número muito pequeno em comparação com as mulheres, então o rosa é uma cor que simboliza o feminino. Esse movimento do Outubro Rosa não acontece apenas no Brasil, mas sim em quase todo o mundo. O Outubro Rosa não foi criado no Brasil, copiamos essas iniciativa de outros países.

O símbolo do Outubro Rosa é um laço cor-de-rosa que é utilizado por varias pessoas que de certa forma apoiam e aderem ao movimento. O laço rosa como virou símbolo ajuda todos a lembrarem o que ele significa quando é visto.

 

Veja mais textos

Onde iniciou o Outubro Rosa?

Os primórdios do movimento do Outubro Rosa foi pelos anos de 1990 nos Estados Unidos, mais exatamente na cidade de Nova York quando houve a primeira corrida pela cura do câncer de mama promovida pela Fundação Susan G. Komen for The Cure em que eles distribuíram aos participantes o laço rosa. Desde então essa corrida passou a ser anual.

Nos Estados Unidos já havia movimentos isolados pelos Estados para a conscientização do câncer de mama, foi quando o Congresso daquele país resolveu que o mês de outubro seria dedicado a conscientização do câncer de mama.

Em 1997 que o Movimento Outubro Rosa ganhou força e forma por causa das entidades das cidade de Yuba e Lodi nos Estados Unidos que iniciou o fomento da ideia. De lá para cá todo o mundo adotou esse movimento.

Geralmente acontecem várias ações e tudo dependerá de cada região, o que se tornou símbolo foi o uso da cor-de-rosa nos lacinhos e também na iluminação de prédios, monumentos públicos, pontes, etc. Tudo o que for possível iluminar de rosa para simbolizar o movimento tem sido feito

Além desses atos simbólicos acontecem ações efetivas como palestras de conscientização e também mutirões para exames. No Brasil temos o ano de 2002 como marco da luta pela conscientização do câncer de mama quando foi iluminado de Rosa o monumento do Obelisco do Ibirapuera. De lá para cá muitas iniciativas têm acontecido, muitas reportagens televisivas e pela internet tem sido feitas

O câncer de mama se descoberto logo no início tem grandes chances de cura, por isso da importância do Outubro Rosa para a sociedade, esse movimento não tem como intenção acabar no décimo mês ano, a ideia é que a prevenção ocorresse sempre.

Apesar do exame de toque das mamas feitos pelas próprias mulheres ajudarem bastante, médico alertam para importância da mamografia e também da consulta regular ao especialistas, pois apenas o toque muitas vezes pode ser insuficiente.

Assim como há o Outubro Rosa há também o Novembro Azul para alertar os homens do cuidado na prevenção do câncer de próstata, mas isso é assunto para outro texto. Caso tenha algum comentário sobre esse assunto deixe abaixo, sua contribuição é importante para nós. Há mais alguma coisa importante sobre o Outubro Rosa para acrescentar?

Comente com Facebook

comente