pernilongo: curiosidades, como acabar com eles e muito mais

Acabando o inverno começa a sinfonia à noite em nossos quartos, mas uma sinfonia odiosa, é um zum zum zum que irrita qualquer pessoa, difícil não se chatear. Estamos falando dos chatos pernilongos que nos pertubam durante o sono, aposto que muitas coisas você não sabe sobre eles e muito menos como acabar com a festa deles. Vamos então a algumas curiosidades sobre os pernilongos

Mudança de nome

O nome “pernilongo” é um dos nomes usados para aqueles bichinho voador que suga nosso sangue e nos pertuba pelas madrugadas, mas ele recebe outros nomes populares, isso vai depender da região do país.

Não dá para falar com exatidão, pois nossos Estados são muito grandes, mas pernilongo é mais comum na região sudeste do país, apesar de mesmo na região sudeste algumas cidades mudam a forma de chamar aquele pequeno inseto.

Eles também podem ser conhecidos como muriçoca em alguns lugares de Minas Gerais, Espírito Santo e no Nordeste.

Você poderá ouvir também  no Pará, Amazonas ou Roraima a palavra carapanã 

Na sua região, como chamam?

Clima

Já notou que no inverno elees não pertubam? Pois é, na época que podemos nos cobrir e escapar dos pernilongos eles não aparecem, mas no meses mais quentes que é impossível nos cobrir por causa do calor lá estão as muriçocas a nos pertubar. É isso mesmo, eles só aparecem em em meses de calor, em especial no verão.

Os pernilongos precisam de umidade e de calor, ent]ao eles vão procurar alguns lugares que têm água para a reprodução, então o arcondicionado pode até resolver, mas com tempertaras bem baixas menores que 17°c.

Seu olfato

Esses insetos têm antenas que funcionam como receptores olfativos e uma das coisas que atrae alguns deles são os odores que nosso corpo libera como os gás carbônico e ácido lático. O gás carbônico eliminamos pela respiração, o ácido lático aparece em nosso suor, mas os pernilongos gostam da mistura de nossos cheiros, então não adianta correr, ele vai achar você. Talvez tomar mais banhos e deixar de respirar possa ajudar (brincadeira)

Como acabar com os pernilongos

A coisa que todo mundo mais quer é saber como acabar com pernilongo de uma vez por todas, um pouco difícil, mas existem coisas que podem ajudar. Matá-los manualmente ou com aquelas raquetes de descarga elétrica são algumas das formas mais eficazes, mas como sabemos eles aparecem do nada, parece que mata um e vem cem. Essa luta realmente quem vai ganhar são os insetos, pois uma fêmea põe de 100 a 200 ovos por vez e quanto mais sangue a muriçoca suga mais esse processo pode ocorrer. Já notou que geralmente depois de lhe picar o inseto procura uma parede para ficar quietinho? É fêmea indo descansar para poupar energia para seus ovos. Saiba que a culpada de tudo é o pernilongo fêmea, o macho não precisa de sangue, apenas as fêmeas.

Já que matar um por um não é eficiente temos que pensar em outras coisas. Lembra que eles são seguidos pelo olfato? Então é por aí que deve ser a solução.

Use citronela, eucalipto, cravo, entre outros, pois esses cheiros bloquearão e confundirão os receptores olfativos dos pernilongos. Derivados de álcool na pele também pode ajudar.

Há também repelentes químicos vendidos em farmácias que são eficazes, os que têm os princípios ativos  de DEET (n,n-Dietil-meta-toluamida), o IR3535 e a Icaridina são os indicados pela Anvisa.

Outras coisas mais sobre o pernilongo:

  • Eles procuram partes do corpo que tenha a pela mais fina para sugar o sangue
  • Eles vivem até 3 meses
  • O barulho insuportável que eles fazem em nossos ouvidos é por causa do bater das asas que chegam a  270 a 307 batidas por segundo
  • Dificilmente um ventilador será capaz de deter o ataque de um pernilongo, as suas asas são muito fortes

____________________________________________
fonte: quora 

 

Comente com Facebook

comente