Rachaduras no calcanhar? Veja mais

Você sabia que ter rachaduras nos pés é mais comum do que você pensa? Então não se preocupe tanto, algo comum que geralmente tem solução simples. As rachaduras nos pés incomodam mais as mulheres, mas acontece também em homens.

Uma curiosidade sobre as rachaduras nos calcanhares é que pode haver um componente genético envolvido, claro que ninguém corre atrás de exames genéticos para saber se tem esse gene, então geralmente observa-se os parentes, normalmente os pais. Eles também passam pelo mesmo problema? Pode ser que haja então a hereditariedade envolvida. Mesmo que você desconfie que herdou esse probleminha não se desespere, há como reverter.

Primeiro você tenta resolver com algumas dicas caseiras para rachaduras nos calcanhares, se não resolver é importante procurar um especialista no assunto. De maneira geral o problema de rachaduras nos calcanhares não traz desconforto, é mais por uma questão estética. Existe casos mais sérios em que a pessoa começa sentir dor ao andar e chega até a sangrar, mas não é a maioria dos casos.

Antes de sabermos como livrar das rachaduras é importante saber as causas e quem sabe evitar problemas no futuro. A lista dos problemas não é tão grande, vamos a ela:

  • O uso de calçados abertos
  • O uso de chinelos e sandálias
  • Andar descalço
  • Excesso de peso
  • Pós menopausa
  • Doenças como micoses e psoríase
  • Desidratação
  • Ficar em pé por longos períodos
  • Diabetes
  • Tireoide
  • Clima

Viu, la ista nem é tão grande, né?

Há algumas dessas possibilidades acima que são doenças e que devem ter atenção como a diabetes, micose, psoríase e a tireoide. Felizmente a maioria das pessoas tem os calcanhares com rachaduras pelos motivos menos grave.

O excesso de peso é algo importante a se considerar, peso é uma causa comum. Então se esse for o seu caso é bom tentar perder o peso, pois de nada vai adiantar outros tipos de tratamento.

Há uma outra curiosidade sobre as rachaduras de calcanhares que não falamos acima, há pessoas que esse problema aparece quando elas começam a ter contato com terra, começa a fazer algum tipo de trabalho que acaba sujando os pés com terra. O pés sempre sujos de terra acaba causando rachaduras nos pés de algumas pessoas.

E como tratar as rachaduras nos calcanhares?

Uma das formas já falamos, perdendo o excesso de peso é a primeira delas, pois o que sustenta todo o nosso corpo são os pés, então quanto mais peso mais ele sofre. Imagine, seus pés antes tinham que sustentar apenas 70 quilos e depois de alguns anos passa a sustentar 90 quilos, notou como ele sofre? Com o excesso de peso, mais a pele dos pés seca é bem possível que isso acontece. Não significa que toda pessoa que está acima do peso tem calcanhares rachados, provavelmente a mairia não tem.

Uma outra forma de evitar as rachaduras nos pés é começar a utilizar calçados fechados e confortáveis, os tênis é uma boa opção.

Usar creme hidratante para os pés diariamente, pelo menos duas vezes ao dia é uma forma de combater as rachaduras nos calcanhares. Aliado aos hidratantes é bom fazer a esfoliação da pele dos pés de vez em quando. Geralmente indica-se fazer isso debaixo do chuveiro, mas como devemos economizar água é melhor esquentar uma água e colocá-la em uma bacia e deixar seus pés lá de molho, além de ser uma forma de relaxamento fará que sua pele fique mais maleável na hora de esfoliar seus pés com uma pedra pome ou mesmo uma lixa

Se o clima da sua cidade ajudar, utilize meias depois que passar o creme hidratante, em cidades muito quentes talvez seja difícil ficar de meias, mas aí é a critério de cada um. Os cremes hidratantes à base de óleo são só mais indicados.

Os calcanhares rachados significa que a pele está seca, então não se esqueça de se manter sempre hidratado para que sua pele tenha a elasticidade adequada.

Se as rachaduras forem por causa de micoses ou psoríase é preciso cuidar dessas condições primeiro.

Caso essas dicas não resolverem o problema deve-se buscar um dermatologista, pois ele poderá pesquisar mais a fundo as causas do problema e também poderá receitar algum remédio específico.


Fonte e imagem: performancepodiatrysydney

 

Comente com Facebook

comente