Saiba que um cochilo depois do almoço faz bem?

Se você gosta daquele cochilinho após o almoço saiba que agora você tem motivos para continuar com essa prática, pois ao que tudo indica por estudos é benéfico para a saúde. O nome que se dá a esse cochilo é sesta (cuidado com a forma de escrevê-la) .

Há pessoas que se sentem muito bem ao dormir um pouquinho após o almoço, outras não, mas uma sonega de até 60 minutos pode trazer alguns benefícios ao nosso dia. Há quem discuta dizendo que dormir durante o dia não faz bem, mas é simplesmente uma experiência pessoas.

Curiosamente os adultos são um pouco parecidos com os bebês, estes dormem várias vezes ao dia e os adultos também precisam de uma pausa. Não sabemos com exatidão quando isso começou, mas geralmente adultos só dormem as 8 horas durante à noite.

A sesta sofre um pouco de preconceito, mas saiba que há cidades que é quase uma lei a pausa depois do almoço. Um exemplo é um cidade italiana chamada Matera em que seus moradores fecham as portas dos estabelecimentos após o almoço, estranho né? Mas essa prática que faz bem.

Mas por que cochilar depois do almoço faz bem?

O primeiro motivo nem é científico, o prazer de dormir por si só supera qualquer outro benefício, ainda mais após o almoço que nosso corpo pede uma pausa para realizar a digestão.

Quando damos uma pausa nosso cérebro se revigora para continuar a parte da tarde, em especial para o trabalho, ficamos mais dispostos e com a mente aberta para solucionar problemas

A recomendação é de 20 a 30 minutos de sonega depois do almoço para aumentar a produtividade no trabalho. Esse tempo é o recomendado, há pessoas que conseguem um pouco mais e se sentem bem do mesmo jeito. Se passarmos de 30 minutos pode ser que o efeito seja o contrário, pois demoramos a voltar o ritmo novamente

Curiosamente descobriram que também existe a sesta de 6 minutos, já ouviu falar? Segundo quem estudou sobre o assunto esse tempo é suficiente para nos deixar mais alertas para atividades do dia, há inclusive a indicação de de ciclos de 6 minutos ao longo do dia.

Ao que tudo indica, cada tempo de sesta trará um tipo de benefício diferente para nossa saúde, então é bom ir treinando e percebendo qual tempo lhe trará mais benefícios.

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Fonte e imagem: knowledgenuts

 

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