Como servir vinho em jantar especial

Você sabe como servir vinho em jantar especial? Essa é uma das principais dúvidas de quem quer ser o anfitrião de um evento. 

Seja para um happy hour com os amigos ou encontro romântico, é muito importante que você saiba como fazer harmonizações perfeitas para um jantar.

Para ajudá-lo a planejar bem a refeição, preparamos esse guia completo com tudo o que você precisa saber sobre a forma correta de servir um bom vinho. 

Então, não deixe de ler até o final para se tornar um especialista! Vamos começar?

Veja como servir vinho em jantar especial: 

Leia bem o rótulo

No rótulo da garrafa de vinho, estão as informações mais importantes sobre a bebida. 

Embora muitas pessoas insistam em escolher apenas pela aparência da garrafa em si, é muito importante identificar a região na qual o vinho foi produzido, safra, tipo de uva e outras informações cruciais. 

Isso porque essa é a melhor forma de descobrir quais são as características que fazem daquele vinho único. Dessa forma, fica mais fácil escolher a bebida perfeita para seu jantar especial. 

Mantenha o foco no prato principal

Essa dica de como servir vinho em jantar especial casa diretamente com a anterior. Isso porque a bebida serve como um complemento à refeição e não deve ofuscar o sabor do prato preparado. 

Existem algumas dicas básicas de harmonização que você pode seguir. Um prato com sabor marcante, como costelas refogadas, cai muito bem com um vinho tinto encorpado. 

Afinal, ambos os sabores são ousados e se complementam.

Agora, caso você prefira servir algo mais leve, como uma combinação de queijos finos e antepasto de beringela, seria melhor optar por um vinho tinto suave. 

Vinhos brancos e espumantes combinam muito bem com massas de molho branco. Já o vinho de sobremesa é perfeito para acompanhar doces. 

Ao definir o seu prato principal, será muito mais fácil escolher o melhor rótulo para harmonização. 

Nem sempre preço significa qualidade

Um erro muito comum na hora de escolher vinhos é acreditar que somente garrafas muito caras são de qualidade. A verdade é que existem diversas opções baratas e deliciosas que podem protagonizar a ocasião. 

Lembre-se de que o que mais importa é a combinação dos ingredientes utilizados, a região de produção e processo de fabricação como um todo. É justamente por isso que é tão importante ler os rótulos!

Portanto, se você não tem orçamento disponível para vinhos caros, não se preocupe. Também é possível planejar a refeição por um preço que cabe no seu bolso. 

Pergunte a opinião dos convidados

Se os seus convidados já estão acostumados a degustar vinho, pode ser uma ótima ideia perguntar quais são suas garrafas favoritas. 

Isso pode ser feito antes mesmo de definir o prato principal, já que a informação é importante para a harmonização. 

Neste caso, você pode considerar até mesmo comprar diferentes produtos para agradar a todos os gostos. 

Dessa forma, a ocasião pode até mesmo virar uma festa para degustar vinhos de diferentes tipos de uva. Que delícia, não é mesmo?

Compre taças de vinho

Uma coisa que faz toda a diferença se você quer saber como servir vinho em jantar especial é a taça na qual a bebida será servida. 

Embora muitas pessoas acreditem que o recipiente não faz diferença, a verdade é que as taças são formuladas para garantir a melhor experiência ao provar vinhos. 

Isso é tão relevante que existem diferentes modelos de acordo com o tipo de vinho. Portanto, pode ser uma boa ideia entender melhor sobre o assunto para comprar as taças certas.

Respeite o tempo de descanso do vinho

Por último, não podemos deixar de citar a relevância de esperar o tempo certo do vinho para degustar. 

Algumas garrafas precisam repousar por anos até que se tornem próprias para o consumo.

Porém, se você não tem uma adega ou o costume de comprar as garrafas, o melhor é optar por uma bebida de consumo imediato.

O decanter também pode ser um ótimo acessório para ajudá-lo a preparar a bebida.

Viu só como servir vinho em jantar especial pode ser mais fácil do que parece? 

Caso ainda tenha dúvidas sobre o tema, deixe o seu comentário no espaço abaixo. Aproveite também para compartilhar o artigo nas redes sociais! 

Tell Us What You Think
0Like0Love0Haha0Wow0Sad0Angry

0 Comment

Leave a comment

shares